Notícias e Acontecimentos

Acção de Formação sobre “Consumos e Dependências”



Realizou-se no dia 25 de Fevereiro de 2009, no Salão Social da Santa Casa da Misericórdia de Sines, uma Acção de Formação sobre o tema “Consumos e dependências” promovida pelo NLI, em parceria com a Santa Casa e os enfermeiros do Centro de Saúde de Sines.

No período da manhã, a acção foi dirigida às funcionárias das três valências da Santa Casa “Lar âncora”, “Porto d´Abrigo” e “Mãe Sol”.

A primeira abordagem centrou-se no tabaco; a sua proveniência, composição, perigos que representa para a saúde e tipos de fumadores: activos, passivos e coercivos.

O segundo tema abordado foi o álcool; tipos de bebidas, tipos de consumidores, mitos sobre o álcool, alcoolismo agudo, o álcool na infância e juventude e efeitos nocivos.

O terceiro tema centrou-se nas drogas; o que são; tipos de drogas (cannabis e haxixe, heroína, cocaína, benzodiazepinas, anfetaminas e alucinogéneos); sintomas e consequências; atitudes a ter perante as drogas.

Seguidamente dividiu-se a plateia em dois grupos: um reflectiu sobre as causas que levam às dependências; o outro apresentou sugestões sobre como deixar estes comportamentos.

No período da tarde a formação dirigiu-se aos alunos mais velhos do “Lar âncora” e às jovens das valências “Porto d´Abrigo” e “Mãe Sol”.

Foram tratados os mesmos temas e dissecadas as problemáticas com eles relacionadas. Ao longo da sessão os jovens foram colocando questões e dúvidas sobre os temas. Após todos os esclarecimentos, o grupo reuniu-se em círculo e foram apresentados testemunhos de casos relacionados com consumos e dependências o que gerou um interessante debate sobre estas questões.

Estas acções vão continuar ao longo do ano, com intervenções de outros especialistas, entidades e testemunhos, para que a população da nossa instituição se sinta devidamente informada e apta a lidar com a complexidade desta problemática, que a todos diz respeito.


Topo ^