Notícias e Acontecimentos

Avós e netos…momentos de ternura



A 26 de Julho, comemora-se o Dia dos Avós. Para nós é um dia muito especial, tendo em conta os muitos idosos internados nos nossos lares, que, longe das famílias, e neste caso dos netos, vivem com alguma intensidade o convívio com as crianças.

Este ano os nossos avós puderam conviver com as crianças do ATL “A Gaivota” e da Associação “A Espiga”. Numa relação de convívio e aprendizagens mútuas, participaram em jogos tradicionais como a malha, jogo da farinha e jogos com corda. Os mais novos cativaram os idosos para a dança e para jogar ping-pong.

Com muito afecto e emoção, as crianças ofereceram uma rosa a cada idoso e a equipa de Animação da Santa Casa presenteou-os com saquinhos de cheiros. Por sua vez, os idosos deliciaram as crianças com saquinhos de doces.

Antes do lanche as crianças leram aos avós o texto que a seguir transcrevemos:

“Hoje comemora-se o Dia dos Avós, porque é o dia de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Ser avó é muito mais do que dar mimos, por vezes são o apoio da família, são o suporte afectivo e financeiro de pais e filhos, por tudo isto se diz muitas vezes que “ser avó, é ser pai ou mãe duas vezes”.

São estes que ajudam os netos com toda a sua sabedoria e experiência de vida, com paciência e sempre com um sorriso nos lábios.

Celebrar este dia é comemorar a experiência da vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida não apenas nos livros, nem na escola, mas no convívio com pessoas e até com a própria natureza.

Feliz Dia dos Avós para todos, é o que vos desejam todas as crianças do ATL A Gaivota.”