Notícias e Acontecimentos

O novo ano lectivo nas valências da Santa Casa da Misericórdia de Sines


Trabalhar para o sucesso


Infantário “Capuchinho Vermelho”


O novo ano lectivo nas valências da Santa Casa da Misericórdia de Sines

Estamos perante um novo ano lectivo 2009/2010, mais um ano de esperanças, de expectativas e objectivos a atingir.

Toda a equipa do Infantário põe em prática os seus saberes e a sua experiência para que as crianças que entram pela primeira vez no Infantário consigam ter uma boa integração. Este ano entraram sete novos bebés para a sala dos Fraldinhas tendo corrido muito bem o primeiro dia, pois de certa forma já estavam habituados a conviver com diferentes pessoas, o que facilitou a relação com as auxiliares da sua sala.

Na Sala dos Estrunfes, 1 ano de idade, as crianças iniciaram logo a ida ao bacio. A aquisição deste novo hábito está a decorrer muito bem, pois eles acham muita graça ao facto de estarem todos juntos nos bacios.

Na Sala dos Golfinhos, 1/2 anos, as crianças estão a adaptar-se bem ao novo ambiente, pois estavam numa ama onde, tal como no infantário, existiam hábitos, rotinas e regras. Adoraram a sala cheia de desenhos com golfinhos e sentiram-se como “um peixinho no mar”.

Na sala dos 2 anos temos os “Leõezinhos”. Entraram no novo ano lectivo sem receios, pois já conheciam as funcionárias e todo o funcionamento do Infantário.

Iniciaram também o novo ano lectivo as Estrelinhas, 3 anos, os Vasquinhos, 4 anos, e os Piratas, 5 anos. As crianças destas três salas começaram já as suas actividades extra-curriculares: natação, ginástica, inglês e música, ocupando muito o seu tempo com novos saberes, para além das actividades organizadas e orientadas pelas educadoras.

Os princípios gerais do nosso processo educativo passam por uma estreita colaboração com a família, pela promoção da educação integral da criança nos seus vários aspectos (intelectual, psicológico, sócio-afectivo, sensório-motor, linguístico, espiritual, etc.); estimular o convívio entre as crianças e idosos, como forma de integração social dentro dos princípios da verdadeira liberdade, assente no respeito mútuo e na amizade; assegurar, durante as horas de trabalho dos encarregados de educação, o direito da criança ao seu bem-estar, ao espaço adequado para o contacto com a natureza e a integração social; desenvolver a autoconfiança da criança.

O Infantário reserva especialíssima atenção à criança, de modo a desenvolver uma estima profunda pela sua dignidade pessoal e um grande respeito pelos seus direitos.


Voltar [<<]

Topo ^