A Bela e o Monstro



Os alunos do 2º. Ano, do Curso de Animador Sóciocultural, da Escola Secundária Poeta Al Berto de Sines, representaram para os idosos do Lar Prats e crianças do Infantário “Capuchinho Vermelho", a peça de teatro “A Bela e o Monstro”.

Foi com grande entusiasmo que crianças e idosos se deixaram envolver pelo ambiente mágico deste musical, vivendo intensamente os dramas e alegrias de cada personagem para, como convém nas histórias, tudo terminar num final feliz.

"O Animador Sociocultural é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo."

Do Plano de Estudos deste curso, e nomeadamente da sua componente de Formação Técnica, fazem parte módulos que permitem a aquisição de competências técnicas para o desenvolvimento das actividades principais desempenhadas por um Técnico de Animação.

Esta actividade incluída no módulo “Práticas de Animação Sociocultural II” pretendeu dar resposta a três objectivos:

  • Conceber formas de intervir na realidade em termos socioculturais;
  • Compreender a dinâmica das relações a estabelecer com utentes de diferentes valências;
  • Promover relações intergeracionais.

Assim, numa primeira fase, a Directora de Turma e os alunos abordaram a Santa Casa da Misericórdia de Sines para apresentação do projecto e contacto com as realidades das valências.

Posteriormente escolheram a peça, adaptaram-na e iniciaram os ensaios, concepção de cenários e adereços, pesquisa musical e guarda-roupa.

Na semana que antecedeu a representação, 27-04-2009, os alunos conheceram o espaço, Salão Social da Santa Casa, e começaram a ensaiar neste espaço já com as condições técnicas e tecnológicas de que o Salão dispõe e a ajuda dos técnicos da Santa Casa.

Os alunos foram orientados pela Directora de turma, professora Fátima Romão, em colaboração com as professoras Patrícia Figueira, Lúcia Abenta e Ana Naves.