Notícias e Acontecimentos

Seminário Demências


Seminário sobre Demência

No dia 10 de Outubro, a Misericórdia de Sines realizou no Salão Social da Instituição um Seminário subordinado ao tema Demências, que contou com cerca de 150 participantes, na grande maioria técnicos de Instituições do distrito de Setúbal e de alguns concelhos da região do Alentejo.

Na Cerimónia de Abertura do Seminário estiveram presentes: Luís Venturinha, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines, Ana Clara Birrento, Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Cecília Gil, Directora do Centro de Saúde de Sines e Jorge Nunes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém e representante do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas.

Angelina Santos, arquitecta do Instituto da Segurança Social, foi a primeira oradora do Seminário apresentando o tema “Ambientes terapêuticos para pessoas com deterioração cognitiva”. A sua comunicação baseou-se em exemplos de edifícios destinados a acolher pessoas com demência, deixando a arquitecta alguns conselhos sobre a forma como os espaços físicos se podem tornar mais adequados, sobretudo para pessoas de idade avançada. Angelina Santos defende que os espaços destinados a acolher idosos e/ou pessoas com demência devem proporcionar aos seus residentes um ambiente calmo, acolhedor, feliz e seguro, capaz de gerar comportamentos mais positivos e menos agressivos. Organização, vigilância, cor, existência de mobiliário familiar e objectos de uso pessoal, e a possibilidade de um contacto próximo com o exterior, são aspectos essenciais para que o espaço físico também possa ser considerado um factor terapêutico para quem tem demência.

A Associação Alzheimer Portugal também esteve representada no Seminário, através da técnica Margarida Matos que além de explicar aos presentes como funcionam os Gabinetes de Apoio a Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer, abordou a questão da ocupação de pessoas portadoras desta doença. No essencial, Margarida Matos falou da necessidade de ocupar e estimular as pessoas com Alzheimer que estejam institucionalizadas, salientando a importância de ir de encontro às reais necessidades de cada utente e de criar condições para a satisfação adequada dessas mesmas necessidades.

Durante a tarde a oradora foi Amélia Martins do Lar Santa Beatriz da Silva que apresentou a terapia de Snoezelen e os benefícios que esta estimulação sensorial provoca nos doentes de Alzheimer. Amélia Martins falou da sua experiência profissional com idosos que, ao acederem às Salas de Snoezelen, estimulam os cinco sentidos e daí retiram benefícios como a recuperação de memórias positivas e o relaxamento muscular.

No programa do Seminário estava prevista uma apresentação de Luís Jacob sobre “Animação nos Idosos”, no entanto, a sua participação foi cancelada por motivos imprevistos.

No final do seminário o Provedor da Misericórdia de Sines mostrou-se bastante satisfeito com a grande afluência de participantes no Seminário, sendo este um evento raro no Litoral Alentejano. Luís Venturinha realçou também a pertinência em debater esta temática e em dotar os funcionários e cuidadores de conhecimentos específicos já que a Santa Casa da Misericórdia de Sines acolhe cada vez mais utentes com demência, especialmente portadores da Doença de Alzheimer.



Topo ^