Notícias e Acontecimentos

PONTO DE SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICO NA SANTA CASA DA MISERICÓRIDA DE SINES



03-11-2020


PONTO DE SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICO NA SANTA CASA DA MISERICÓRIDA DE SINES



A Câmara Municipal de Sines, a Autoridade Local de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Sines informam que, após a repetição dos testes à Covid-19 nesta instituição, conforme programado, foram detetados mais 22 residentes e mais 3 funcionários com resultados positivos.

Importa assinalar que a totalidade dos novos casos se regista na mesma ala do Lar Prats da Santa Casa da Misericórdia em que se detetaram os casos anteriores, ou seja, o surto mantém-se restrito àquela ala da unidade residencial, reforçando-se a convicção da eficácia e da rigorosa aplicação do Plano de Contingência desde a sua aprovação.

A repetição dos testes resultou da decisão tomada pela autoridade de saúde com o objetivo de garantir o controlo das cadeias de transmissão e a tomada de medidas adicionais sempre que se justifique.

De recordar que desde a deteção do surto contabilizam-se 78 casos positivos, dos quais 63 são residentes e 15 são funcionários.

A Autoridade Local de Saúde continua a acompanhar a situação e encontra-se em permanente comunicação com o clínico residente da Santa Casa da Misericórdia de Sines e médico da Unidade Local de Saúde, assim como com o corpo clínico de retaguarda do Hospital do Litoral Alentejano.

A Santa Casa da Misericórdia disponibilizou uma linha telefónica dedicada à informação dos familiares dos residentes, através do número 924 187 817. Recorde-se que todas as visitas foram suspensas.

A Segurança Social está a colaborar na disponibilização de recursos humanos para auxiliar nos cuidados aos residentes do lar, no preenchimento das lacunas geradas pelas necessidades de isolamento profilático dos funcionários do Lar.

A Câmara Municipal de Sines tem garantido, igualmente, a criação de todas as condições logísticas para o acolhimento dos novos meios humanos disponibilizados pela Segurança Social e reforçou o apoio à Santa Casa em termos de equipamentos de proteção individual. A Câmara garantirá, ainda, um apoio para a contratualização de serviços especializados complementares que se venham a justificar para o normal funcionamento das diversas valências.

Neste momento é muito importante manter a serenidade e confiar no trabalho das instituições e dos profissionais de saúde. Contudo, o comportamento individual é crítico para o sucesso da contenção deste surto e da pandemia. O uso de máscara, a desinfeção regular das mãos e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória são agora ainda mais importantes para garantir a segurança de todos.

Nuno Mascarenhas Fernanda Santos Eduardo Bandeira
Presidente da Câmara Municipal de Sines Autoridade Local de Saúde Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines



Topo ^