Histórico das Mensagens do Provedor

A importância da formação no desenvolvimento das organizações



Provedor Luis Batista A componente da formação tem vindo a acentuar-se cada vez mais nas sociedades actuais. As profundas transformações que se têm operado na economia e na organização social, exigem dos indivíduos mais competências, mais habilitações escolares e qualificações, com o objectivo de aumentar a competitividade e permitir a inserção e progressão no mercado de trabalho.

A qualificação da população activa insere-se numa estratégia nacional, que visa dar resposta a um novo modelo de desenvolvimento assente na inovação e no conhecimento, na promoção da cidadania e no aprofundamento da sociedade democrática.

Mas se todos reconhecemos a importância da formação, não podemos deixar de lamentar as enfermidades de que ela durante anos padeceu e da sua ineficácia, do grande investimento de dinheiros públicos para tão modestos resultados.

Desde que iniciei as minhas funções como Provedor, e em conjunto com os membros da Mesa Administrativa que me têm acompanhado ao longo destes anos, que a formação profissional dos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Sines tem sido uma aposta permanente, com vista a proporcionar mais qualidade de vida, conforto e bem-estar aos nossos utentes.

Entre Março de 1993 e Abril de 1994, realizámos o primeiro curso de Ajudante de Creche e Lar para todos os trabalhadores da Santa Casa que trabalhavam com estas valências (cerca de 70 trabalhadores), que o frequentaram em horário laboral.

Dando sequência a este objectivo, tornámo-nos parceiros dos vários projectos do IEFP, quer a nível de Estágios Profissionais, Empresas de Inserção e Inserção- Emprego, Estágios Curriculares, tendo a Santa Casa absorvido para os seus quadros um número bastante significativo destes formandos.

Com a Escola Secundária Poeta Al Berto de Sines estabelecemos protocolos para Estágios Profissionais. Em cada Ano Lectivo, são colocados alunos de diferentes cursos que realizam o seu estágio na Santa Casa. Este ano estão a fazer estágio connosco alunos das áreas de jardinagem, contabilidade, gestão e informática.

Sempre com a perspectiva da formação contínua presente, realizámos no primeiro semestre uma acção de formação, em parceria com o NLI de Sines, para os técnicos das diferentes valências, aberta à comunidade, sobre a etnia cigana de Sines, cujos representantes abordaram a problemática dos ciganos na sua relação com as outras comunidades que compõem o tecido social do nosso Concelho.

Também os utentes das valências Lar Âncora e Porto d´Abrigo receberam uma formação centrada nos consumos de álcool, toxicodependência e tabagismo, estando prevista para o segundo semestre outra acção para abordagem das questões relacionadas com a sexualidade.

Neste tempo de acelerada mudança em que vivemos, cabe às organizações e aos seus dirigentes um papel activo, no sentido de se dotarem de pessoas e meios que acompanhem a evolução e tornem as suas organizações mais fortes e capacitadas para as novas respostas com que diariamente se vão confrontando.



O Provedor

Luís Manuel Correia Batista

Sines, 21 de Julho de 2009


Outras mensagens [+]

Topo ^